Autismo - Anjo Azul Autista: AMOR INCONDICIONAL

terça-feira, 1 de maio de 2018

AMOR INCONDICIONAL

VOCÊ ESPERA UM MILAGRE? OU DEIXA DE LAMENTAR E FAZ O MÍNIMO POSSÍVEL POR SEU FILHO?

Sempre gosto de lembrar que quando escrevo um artigo, o mesmo é baseado naquilo que vivi e vivo de experiência com meu filho que está no transtorno de grau leve.(veja os sinais que vimos em nosso filho).

Pois bem acho que todos sabemos das dificuldades que vivemos pelo fato de termos filhos especiais e em meu ciclo de vivência sejam eles as terapias, escola regular, escola reforço e mundo virtual (redes sociais) infelizmente vejo muitas lamentações, onde entendo que exista mesmo um período de "luto" por saber que nosso maior bem poderá e terá muitas barreiras a vencer. Mais também acredito que este processo deve ser superado.

Sempre que posso tento levar aos pais mais desesperados naquele momento de dor, palavras de conforto e alegria, que tem por objetivo trocar e agregar experiências que mostram que este momento é uma fase e vai passar e com tempo os pais entenderão que só dependerá de algumas pessoas e as principais são eles mesmos.

Onde quero chegar?


Vejo reclamações e lamentações de situações como a de frequentar lugares públicos, de sair da rotina, de interação com crianças com idades parecidas, de como falar não, de como vai ser quando crescer, de porque as pessoas perguntam que ele parece normal, de situações escolares que excluem, de porque o benefício foi negado, de pai que não quer aceitar, de família que não dá apoio e acha que você está vendo coisas onde outros não veêm, de profissionais de todas as áreas despreparados, de que se não fizer barraco não resolve, etc.

Posso dizer sem medo de errar que todas as dificuldades acima não são EXCLUSIVIDADES, de pais com filhos autistas, basta fazer uma auto reflexão:

- Eu tenho 34 anos, meu pai começou a falar aos 9 anos de idade e tudo errado e mesmo com pouca escolaridade e com toda dificuldade da época, constituiu uma família de 3 filhos, sendo que uma filha (minha irmã) devido a uma grave doença que a acometeu na época, veio a falecer aos 2 anos de idade e se tornou um homem trabalhador, pacífico, integro e que me enche de muito orgulho.
Minha mãe por sua vez além de enfrentar todas as barras que nem imagino ser a perda de um filho, sempre precisou trabalhar para ajudar nas contas da casa e era preciso me deixar na casa da minha tia para que ela cuidasse de mim, inclusive minha tia se tornou minha segunda mãe, e já derrubou vários câncer, teve trombose, tem pressão alta e agora labirintite, nem preciso falar o quanto me orgulho também e já ia me esquecendo de falar que meu pai tem diabetes há anos, que ele mantém ela controlada na maioria das vezes, sendo que ela o priva e o obriga a ter uma alimentação regrada.

Agora imagina se tenho direito de reclamar e ou lamentar? Não gosto de comparar dores, mais se o fizer verei que todos temos dificuldades nesta vida e o que vai determinar o sucesso ou o fracasso será a forma com que você enfrenta seus obstáculos e realmente acredito que para vencer o meu é não me lamentar por coisas que ocorrem com TODO MUNDO, POIS NÃO SOU EXCLUSIVO.

E é por isso que dentro das minhas possibilidades tento dar aos meus filhos o suporte que eles precisam e tento sempre jogar as negatividades pra LUA.

Realmente não me importa o que vão achar caso meu filho tenha uma crise em um local público, o que faço e tentar mostrá-lo que ali é um local normal para que ele não tenha crise e não privo de levá-lo, na escola se ele não obedecer uma ordem da professora ela tem carta branca para corrigí-lo ou castíga-lo, inclusive recentemente ele ficou sem poder brincar no parque, parabenizei a professora e disse para ter pulso firme e tratá-lo igual aos outros, com a irmã ele tem dificuldade para dividir qualquer coisa, porém se não o fizer, perde algo que gosta muito, tipo o celular ou sua adorável coxinha de todos os cafés da manhã e pode chorar, ter crise, mais só retoma o que perdeu se dividir conforme ordenamos, o incrível é que após alguns choros e crises ele acata a ordem e tenho certeza que problemas similares a este ou maiores ou menores, ocorrem com todas as famílias, tenham elas filhos especiais ou não, vejam o exemplo que citei acima dos meus pais.

Uso sempre ao final de meus artigos uma alusão da abreviação de TEA com TEAMO, onde graficamente e também dentro de meu sentimento é nítido que TEAMO é maior que TEA, por isso digo que o sentimento (AMAR) é maior que o diagnóstico e em algumas conversas em redes sociais venho adotando também a frase que "lamentar não é uma opção, não para mim."

Portanto vença a fase de luto e afaste-se da negatividade e aproxime-se das positividades, pense sempre positivo quando o assunto for sua família, principalmente seu anjo especial, ele é capaz de superar sempre seus limites.

Nas imagens abaixo, meu pequeno ficou com vontade de fazer uma pizza em uma interatividade que estava acontecendo em um shopping próximo de casa, ele era instruído por uma pessoa a fazer algumas tarefas para conseguir montar sua pizza, não falei nada sobre o autismo a esta pessoa que instruia o meu filho antes da interatividade, pois não queria que ele pudesse imaginar que meu filho não seria capaz de realizar algumas destas tarefas que ele pedisse, o resultado foi o melhor possível, pois meu filho mesmo com algumas dificuldades em algumas delas, realizou a sua maneira todas elas e montou sua pizza, claro que ao término, parabenizei o instrutor pela forma que conduziu a situação e contei sobre o transtorno onde vi a emoção nos olhos do mesmo, por ter participado disto. 


O que penso disto tudo? 


Não preciso alardar, ameaçar, fazer barraco, intimidar ou qualquer coisa correlata a isso para incluir meu filho, basta que EU NÃO SEJA PRECONCEITUOSO E ACREDITE QUE ELE PODE TUDO.


        




Transtorno


Espetro


Autista

M


O







O SENTIMENTO É MAIOR QUE O DIAGNÓSTICO

Nenhum comentário:

Postar um comentário